Rolo Folhado de Maçã com Mirtilos

Rolo Folhado de Maçã com Mirtilos

Ingredientes:

  1. 5 maçãs (usei golden)
  2. 75g de mirtilos (usei congelados)
  3. 1 base de massa folhada pronta a usar
  4. 4 colheres de sopa de açúcar amarelo
  5. 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  6. 1 gema
  7. Açúcar demerara ou cristal para polvilhar (ou outro)

Preparação:

  1. Descasque as maçãs e retire-lhes os caroços com um utensílio próprio. Com a mandolina, ou uma faca afiada, corte fatias muito fininhas de maçã (quase transparentes, é por isso que é mais fácil usar a mandolina).
  2. Leve depois uma frigideira grande e anti-aderente ao lume. Junte a manteiga, o açúcar amarelo e acrescente as maçãs deixando saltear um pouco. Acrescente depois os mirtilos e deixe cozinhar em lume brando até as maçãs estarem cozinhadas mas ainda crocantes. Por causa dos mirtilos a mistura terá uma linda cor arroxeada. Retire do lume e deixe arrefecer.
  3. Estenda a massa folhada (usei uma massa redonda) e coloque a mistura de maçã e mirtilo, já fria, no meio da massa, ao comprido. Dobre as duas pontas sobre a massa, e faça cortes em forma de tiras nas bordas laterais. Vá dobrando depois essas tiras alternadamente sobre o recheio de modo a fazer um efeito cruzado. (Se não quiser ter este trabalho, dobre apenas as bordas laterias da massa sobre o recheio.)
  4. Pincele com a gema de ovo batida e salpique com o açúcar cristal. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa folhar e estar dourada, cerca de 40 minutos.
  5. Sirva o rolo ainda morno com uma bola de gelado de baunilha ou frutos vermelhos.

[in paracozinhar.blogspot.pt]