Croissants de massa brioche

Croissants de massa brioche

Hoje vamos deixar a receita de croissants de massa de brioche, existem várias massas… As que são mais usadas são: a massa brioche, fofa e de sabor amanteigado, e a massa folhada, crocante e estaladiça.

Ingredientes:
240ml de leite
63g de açúcar
550g de farinha tipo 65
4 ovos, à temperatura ambiente
8g de fermento de padeiro seco
7g de sal
340g de manteiga sem sal, amolecida
açúcar em pó, para polvilhar
1 ovo
1 colher (sopa) de leite

Preparação:

  1. Comece por levar o leite ao lume para que este fique tépido.
  2. Num tigela, junte o açúcar e o leite tépido. Adicione 1/4 da farinha (cerca de 140g), mexa com uma colher de pau, até estar envolvida.
  3. Adicione os ovos ligeiramente batidos e mexa até estar tudo envolvido. Junte mais 1/4 da farinha e envolva.
  4. Adicione mais 1/4 da farinha com o fermento e envolva bem. Termine com o último 1/4 de farinha e o sal, envolvendo tudo muito bem. (a massa estará meio líquida e pegajosa nesta fase)
  5. Divida a manteiga em pedaços. Com as mãos, vá juntando pedaços da manteiga à massa até que estes se desfaçam completamente envolvendo-se na massa. Cumpra esta fase com rigor – a manteiga deve ser incorporada em pequenas doses e sempre envolvida bem antes de nova adição. (a massa continuará pegajosa e líquida – não se preocupe, nem adicione mais farinha).
  6. Depois de toda a manteiga adicionada, tape a tigela com película aderente e leve ao frigorífico por 4 horas ou durante a noite (estas horas são essenciais para deixar repousar a massa e conferir-lhe a estrutura necessária para ser esticada).
  7. Passado o tempo, polvilhe uma bancada com farinha. Divida a massa em 2 partes. Coloque uma na bancada e volte a colocar a outra no frigorífico. Com a ajuda de um rolo da massa estique um círculo de massa com cerca de 40cm de diâmetro.
  8. Com a ajuda de um cortador de pizzas ou de uma faca, corte o círculo de 8 partes iguais, formando triângulos.
  9. Dobre cada triângulo, enrolando-o, da extremidade larga para a extremidade pontiaguda. Molhe o bico do triângulo com água para que este cole. Forme meias luas com o croissant e posicione o bico do triângulo o mais para dentro possível, sem que este fique por debaixo do croissant, para não se soltar durante o cozimento.
  10. Coloque os 8 croissants num tabuleiro de forno com papel vegetal. Tape-os com película aderente e deixe repousar 45 minutos.
  11. Retire a outra metade da massa e repita o processo.
  12. Quando tiver os 2 tabuleiros com 8 croissants cada, e se tiverem passado os 45 minutos, pré-aqueça o forno. Pincele cada croissant com um ovo batido com uma colher de sopa de leite.
  13. Coloque-os a cozer a 180ºC por cerca de 20 minutos, trocando os tabuleiros de posição a meio do tempo.
  14. Deixe-os arrefecer e polvilhe com açúcar em pó, se assim o quiser.

 

NOTA: Pode pré-cozer um dos tabuleiros. Para isso basta que não troque a posição dos tabuleiros e que retire o tabuleiro mais abaixo aos 12 minutos, deixe arrefecer e congele. Para voltar a cozê-los basta colocar no forno, congelados, por cerca de 15 minutos, a 180ºC.

[in saboresdaalma.blogspot.pt e padariaesperanca.com]