Bolo “quero mais” com doce de ananás e nougat

Bolo “quero mais” com doce de ananás e nougat

Ingredientes:

Bolo:

6 ovos
250 gr de açúcar
1 colher de chá fermento
100 gr de farinha de trigo
Cobertura:
1 gema
Essência de baunilha
1 colher de chá de açúcar
2 colher de sopa de farinha maizena
200 gr de manteiga (utilizo margarina)
2 copos de leite (utilizo sempre aqueles do vinho)
Doce de ananás:
1 lata de ananás em calda
O mesmo peso do ananás (sem a calda) de açúcar
Nougat:
2 chavena açúcar
1 colher de chá de água
1 chavena amêndoa moída (utilizo sempre amêndoa em pedaços)
Modo de preparo:
Bolo:
Juntar as gemas e continuar a bater até ficar uma mistura clara e esponjosa. Adicionar o açúcar e continuar a bater. Adicionar aos poucos e alternadamente a farinha e a fécula de batata peneiradas. Bater. Acrescentar o fermento e bater levemente. Levar ao forno a 200º numa forma untada e enfarinhada, até o bolo ficar cozido (fazer o teste do palito). Deixar arrefecer completamente.
Cobertura:
Levar ao lume todos os ingredientes excepto a manteiga e ir mexendo sempre com uma vara de arames até ficar um creme espesso (fica de um momento para o outro, tenham atenção). Tirar do lume  e quando estiver morno, acrescentar a manteiga aos pouco, mexendo sempre.
Doce de ananás:
Partir o ananás em pedacinhos. Levar ao lume com o açúcar até fazer estrada. Eu gosto de triturar um bocadinho com a varinha mágica.
Nougat:
Levar o açúcar ao lume. Quando ficar líquido e castanho, juntar a colher de chá de água (cuidado com a cara, desviem-na do lume). Juntar amêndoa e misturar bem. Despejar sobre a bancada de mármore untada com um pouco de óleo (se não tiverem, arranjem nem que seja um mosaico, do tipo daqueles para pôr as panelas quentes em cima, deve fazer as vezes!). Deixar arrefecer completamente e retirá-lo da bancada (deve sair facilmente, com a ajuda de uma faca). Triturar no robot de cozinha – como na terra não tenho, utilizo uma faca e uma tábua e corto.
Montagem:
Dividir o bolo em três partes iguais. Eu uso a técnica infalível da linha de costura: primeiro corto levemente o bolo pela lateral, e depois passo o fio, torcendo-o. Sai sempre bem! Rechear a primeira camada com doce de ananás. Rechear a segunda camada com 1/3 do creme de farinha maizena. Cobrir o bolo com o restante creme de farinha maizena. Cobrir com o nougat.
[in Mãos de manteiga]