Bolo de leite de espelta, cacau e alfarroba

Bolo de leite de espelta, cacau e alfarroba

Ingredientes:
2 chávenas de farinha de centeio integral
1 chávena de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal refinado
¾ de chávena de farinha de alfarroba e cacau em pó em proporções equivalentes
¾ de chávena de óleo de girassol
2 chávenas de açúcar amarelo
2 ½ chávenas de leite de espelta
2 paus de canela

Preparação:
Faz o leite de espelta na máquina de leite de soja e adoça com 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, aromatizando com 2 paus de canela. Deixa arrefecer.
Bate o óleo com o açúcar num recipiente alto e largo com uma colher de pau. Adiciona um pouco de leite de espelta e bate bem.
Mistura as farinhas, o cacau, o bicarbonato e o sal à parte e vai juntando ao preparado anterior, alternando com o restante leite até a massa ficar um líquido espesso.
Coloca a massa num tabuleiro untado com óleo e polvilhado com farinha. Leva ao forno a 180ºC. Quando a massa estiver sólida por cima, protege com folha de alumínio de deixa acabar de cozinhar. Podes ver se já está pronto espetando um palito ou pau de espetadas no bolo em vários sítios: se sair seco, está pronto. Desliga o forno e 10 ou 15 minutos depois, descola os lados com uma espátula, coloca uma travessa por cima da forma e, de uma vez só vira o tabuleiro para desenformar.

Sugestão: Podes servir com natas vegetais batidas por cima de cada fatia.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-821-Bolo-de-leite-de-espelta–cacau-e-alfarroba.html