Boleima de Pera

Boleima de Pera

Ingredientes:
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó (se a farinha tiver fermento não é preciso juntar mais)
1 pitada de sal
200 ml de leite vegetal morno
200 ml de azeite
4 ou 5 peras rocha laminadas
açúcar amarelo q.b.
canela q.b.

Preparação:
Junta o fermento à farinha e mexe. Faz um buraco de lado e coloca o sal. Deita o leite vegetal morno por cima do sal para o dissolver e mexe novamente. Junta o azeite e amassa bem, até a massa  estar homogénea e soltar-se bem das mãos. Divide a massa em duas bolas. Estende  uma das bolas com o rolo da massa e coloca-a no fundo de um tabuleiro retangular de vidro ou barro. Dispõe as fatias de pera ao longo da massa até a cobrir. Em seguida polvilha com açúcar e canela. Estende a outra bola de massa e coloca-a por cima das fatias de pera. Polvilha novamente com açúcar e canela. Vai ao forno, a 180ºC, durante cerca de 45 minutos (até a massa estar bem cozida). Depois é só esperar que arrefeça e cortar em quadrados.
Esta receita rende 2 tabuleiros de barro. Os tabuleiros não precisam  ser untados previamente, porque a massa como leva azeite não se cola ao fundo.

É uma receita tradicional de Marvão e Castelo de Vide, e foi baseada na receita da minha avó.


(Autora: Patrícia Garção)

1º lugar no concurso de doçaria vegana, no Veganário Fest 2013

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-935-Boleima-de-Pera.html