Lasanha de bacalhau

Lasanha de bacalhau

Ingredientes:

  1. 3 a 4 postas de bacalhau
  2. 1 embalagem de miolo de camarão congelado
  3. 1/2 lata pequena de tomate
  4. 1 cebola grande
  5. Azeite q.b.
  6. Alho q.b.
  7. Salsa q.b.
  8. Sal e pimenta preta q.b.
  9. Malagueta (ou picante)
  10. Manteiga q.b.
  11. Farinha q.b.
  12. Queijo ralado (para gratinar) q.b.
  13. Pão ralado q.b.
  14. Molho Béchamel q.b. (facultativo)
  15. Lasanha (existe em embalagens já pré-cozidas)

 

Preparação:

  1. Coze-se o bacalhau, lasca-se “miudamente” e reserva-se a água da cozedura. Deita-se azeite, cebola e alho picados num tacho, ao qual se juntam as lascas de bacalhau e o miolo de camarão congelado, depois das cebolas amolecerem.
  2. Depois do bacalhau tomar o sabor do azeite, acrescenta-se salsa picada e tomate picado (esmagado), temperando-se de sal (tendo em conta o sal do bacalhau), pimenta e a malagueta (ou uma gota de picante). Deixa-se apurar.
  3. Faz-se um molho velouté: deita-se manteiga e azeite num tacho, ao qual se junta um pouco de farinha depois da manteiga se ter derretido. Acrescenta-se em seguida água de cozer o bacalhau até se obter um molho espesso.
  4. Junta-se o molho velouté com o refogado de bacalhau, polvilhando com salsa (ou manjericão).
  5. Unta-se um tabuleiro com um pouco deste recheio, sobre o qual se põem (sem sobrepor) placas de lasanha e, em seguida, um pouco de recheio. Vão se repetindo estas camadas até terminar o recheio. Por sobre a última camada (que deve ser de recheio) cobre-se com um pouco de molho béchamel (facultativo), pão ralado e queijo ralado a gosto.
  6. Leva-se ao forno durante 30 minutos, caso se utilize lasanha já pré-cozida (e conforme as indicações da embalagem). Após este período pode-se gratinar conforme o gosto. Sirva quente acompanhando com uma salada.

[in petiscos.com/ e docesmomentos-tari.blogspot.pt]