Ingredientes:
- 800 gr de carne vaca picada
- 2 cebola
- 5 dentes de alho
- 2 ovos
- salsa fresca
- 1/3 chávena de chá de pão ralado*
- 2 tomates
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Molho:
- 1 chávena de chá de polpa de tomate com alho e cebola
- ½ chávena de água quente
- 1 colher de sopa cheia de salsa picada seca
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- piripiri q. b.
Preparação:
- Pique a cebola, o alho, a salsa e o tomate. Num tacho, com um pouco de azeite, doure a cebola, o alho a salsa e o tomate.Junte numa tigela, a cebolada e a carne envolvendo tudo com as mãos.
- Adicione os ovos batidos, o sal e a pimenta, voltando a mexer tudo muito bem. Adicionar o pão ralado e envolva até se obter a consistência desejada para fazer as almôndegas. Com as mãos húmidas, formar pequenas bolas e coloque num tabuleiro. Levar almôndegas ao frigorífico durante cerca de 30 minutos, pelo menos.
- Após esse tempo, retirar as almôndegas.
- Aqueça o azeite numa frigideira grande, de fundo pesado, juntar as almôndegas, e frite em lume médio, mexendo e virando-as frequentemente, durante 5 a 8 minutos, até ficarem douradas uniformemente.
- Retirar as almôndegas e, na mesma frigideira, juntar a polpa de tomate, a água e a salsa. Temperar com sal e rectifique com os temperos, a gosto e deixar cozinhar durante 5 minutos, até o molho reduzir e engrossar um pouco.
- Por fim, adicionar as almôndegas e deixar cozinhar cerca de 15 minutos em lume brando.
- Sirva com puré, batata frita, arroz, etc.
[in acozinhar.pt]